É cada vez maior o número de mulheres nas empresas, esta frase já soa como clichê, mas é fato que a cada dia as mulheres vêm conquistando o seu espaço no mercado de trabalho. Estudo realizado pela consultoria Great Place to Work, aponta que as mulheres ocupam 36% dos cargos de chefia nas melhores empresas para trabalhar do Brasil. Esses dados dão uma ideia da ascensão feminina no ambiente corporativo do país. Em 1997, apenas 11% dos cargos de liderança eram ocupados por mulheres. Nos Estados Unidos, das 100 Melhores Empresas, apenas quatro têm mulheres na presidência.
"No passado, as mulheres selecionadas para cargos de liderança, dadas as enormes dificuldades para ocupar espaço, deixavam de lado as características femininas, pois precisavam apresentar um comportamento idêntico ao dos pares masculinos", avalia o CEO (diretor-executivo) do Great Place to Work, Ruy Shiozawa.
Segundo o CEO, as empresas buscam hoje incorporar no modelo de gestão características femininas como maior capacidade de delegar, facilidade no relacionamento interpessoal, talento para gerir equipes e poder de negociação. "A valorização dessas características por parte das empresas representa uma importante evolução", diz.
Dados do Censo de 2010 revelam que no Brasil existem mais de 97 milhões de mulheres, e pouco mais de 93 milhões de homens. As mulheres são a maioria em todas as regiões do país. Outro dado importante revela que, entre as mulheres, 60% estão na faixa economicamente ativa. Estes números dão uma dimensão da força das mulheres no mercado de trabalho.
E na pharmexx?
Hoje 66% da força de vendas estão ocupadas por mulheres e 34% por homens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário